O Ministério Apostólico Intimidade e Poder nasceu no coração do Eterno no ano de 2022 no mês de Janeiro, o Senhor nos deu um comando de ajudar as pessoas e cuidar delas de modo como o Rei Davi fez com os seus valentes que eram endividados, apertados, aflitos e amargurado de espírito.
Esse Ministério nasceu para tratar, treinar e habilitar pessoas no Trabalho do Reino do Eterno, as pessoas tem sido abençoadas pelo amor, verdade e graça que o Senhor tem liberado em nosso meio.
SHEMA ISRAEL
“OUVE, ISRAEL, O SENHOR, NOSSO DEUS É O ÚNICO SENHOR.” (Deuteronômio 6:4)
YHWH
Cremos em YHWH, o Criador dos céus e da terra, o Elohim de Avraham (Abraão), Yits’chak (Isaque) e Ya’akov (Jacó). Cremos que YHWH pode se manifestar de formas plurais, conforme atesta a Torá. Cremos que YHWH revela a si próprio pelas K’numê ou Gaunin (essências, naturezas, manifestações) do PAI, do FILHO (= a Palavra/Memra) e da RUACH HAKODESH (Espírito de santidade/Espírito Santo).
HUMANIDADE
A humanidade foi criada na imagem e semelhança do Eterno. No entanto, por meio do pecado de Adão a humanidade herdou uma natureza pecaminosa, sendo desde então, separada do Eterno. A humanidade está totalmente depravada, sem nenhum poder em si mesma para lidar com sua condição pecaminosa ou para transpor o abismo de separação e alienação entre a humanidade e Eterno. O castigo divino pelo pecado é a morte eterna, espiritual e física. (Salmo 51.5, Isaías 53.6, 59.12; Romanos 3.23, 5.12-19, 6.23; 1 Coríntios 15.22; Efésios 1-3)
AS ESCRITURAS
Acreditamos que as Escrituras, que incluem tanto o Tanach (Primeiras Escrituras) quanto a B’rit Chadashá (Aliança Renovada/“Novo Testamento”), são divinamente inspiradas, constituindo a infalível Palavra de Elohim em seus textos e manuscritos originais. Entendemos que a literatura judaica extrabíblica conservou muitas tradições acerca da vida judaica no primeiro século, razão pela qual é útil e valiosa para fornecer o contexto das palavras de Yeshua e de seus talmidim.
MASHIACH (MESSIAS)
Acreditamos que Yeshua HaMashiach veio e, com grande alegria, esperamos por seu retorno. Nós acreditamos que o Mashiach é a Palavra que se fez carne. Nós acreditamos que ele nasceu de uma virgem, viveu uma vida sem pecado de acordo com a Torá, realizou milagres, e foi executado para a expiação daqueles que fazem teshuvá (retorno) a YHWH, abandonando seus pecados. Cremos que, após a sua morte, YHWH ressuscitou corporalmente o Mashiach ao terceiro dia, que ascendeu ao céu e, atualmente, está sentado à direita de YHWH. Ele voltará no final desta época para inaugurar o Reino de Elohim na Terra, e governará o mundo a partir de Yerushalayim (Jerusalém) com o seu povo Israel por mil anos. Cremos que Yeshua veio como homem, apesar de ser uma das gaunin/k’numê (essências, naturezas, manifestações) de YHWH. Acreditamos também que Yeshua HaMashiach é a Torá encarnada. Assim como a Torá é o caminho, a verdade e a luz, o Mashiach também é o caminho, a verdade e a luz.
SALVAÇÃO
Acreditamos que através da morte de Yeshua HaMashiach, e por causa de sua aliança de sangue conosco, nós recebemos a salvação e a redenção dos nossos pecados. Salvação significa libertação do pecado, este definido como a violação aos mandamentos da Torá de YHWH. Yeshua HaMashiach liberta o homem do pecado e o leva a cumprir a Torá com a genuína intenção do coração. A salvação vem pela fé em Yeshua HaMashiach através da graça, e não é obtida por meio de obras, e nem mesmo pela observância da Torá. Com efeito, se YHWH julgasse com justiça estrita os homens segundo a Torá, estes seriam condenados, pois todos pecaram. É por este motivo que as Escrituras e os sábios de Israel ensinam que o homem deve clamar pela graça e misericórdia de YHWH. Ainda que todos os homens sejam carentes e necessitados da graça de YHWH, a verdadeira fé se expressa por meio da vontade e do esforço pessoal em viver e praticar os mandamentos da Torá de YHWH. A fé sem obediência é morta, porque não produz frutos. A salvação está disponível a todos os seres humanos (judeus e gentios) por meio da kapará (expiação) promovida por Yeshua HaMashiach. Não há superioridade do judeus em relação ao gentio.
TORÁ- A INSTRUÇÃO DE ADONAY
A Torá, traduzida incorretamente como “Lei”, é em verdade o conjunto de instruções e ensinamentos de YHWH ao homem, para que este tenha uma conduta moral elevada: amando YHWH acima de todas as coisas e o próximo como a si mesmo. Portanto, YHWH não irá abolir a Torá, descartá-la ou substituí-la por outra, já que os princípios ético-morais consubstanciados na Torá são eternos. Acreditamos que a observância da Torá é obrigação moral do homem e expressão do amor a YHWH. A Torá traz liberdade, e não escravidão. A Torá é o caminho, a verdade e a luz, e é para todas as nossas gerações e para sempre. Yeshua é a Torá Viva. Destarte, contraria a vontade de YHWH aquele que aceita a Torá, mas rejeita Yeshua. Do mesmo modo, vive em desobediência aquele que aceita Yeshua, mas rejeita a Torá. A perfeita interpretação da Torá foi dada por Yeshua HaMashiach, razão pela qual seu testemunho de vida e seus ensinamentos são essenciais para se caminhar com YHWH.
A OPERAÇÃO DOS DONS DA RUACH HAKODESH
Nós acreditamos que o ETERNO é soberano na concessão dos dons espirituais. É, no entanto, a responsabilidade do discípulos de YESHUA buscar os melhores dons e desenvolver cada dom espiritual concedido soberanamente. O batismo no Espírito Santo ocorre com a conversão, e é a colocação do crente no Corpo de YESHUA. Acreditamos também que os dons espirituais não são essenciais, nem podem provar a presença do Espírito Santo, nem são uma indicação de profunda experiência espiritual (1 Co 12.7, 11, 13; Ef 4:7-8 ). Cremos que o ETERNO ouve e responde a oração da fé, de acordo com sua própria vontade, para os doentes e aflitos (João 15:7; 1 João 5:14-15). Acreditamos que é privilégio e responsabilidade de cada crente ministrar de acordo com os dons da graça do SENHOR, que são dados a ele (Rm 12:1-8 ; 1 Cor 13; 1 Pe 4:10-11 ). Obs. Paulo utiliza a linguagem do batismo com o Espírito Santo para a conversão (1 Co 12:13), porém Jesus também utiliza essa linguagem para uma capacitação, uma experiência de plenitude com o Espírito Santo (At 1:5). Entende-se que a conversão é o Batismo no Espírito Santo e que Lucas utiliza essa mesma linguagem para falar desse enchimento do Espírito. Muitos teólogos para evitarem problemas e confusões, chamam esse enchimento de Plenitude do Espírito Santo. Essa afirmação não é errada, pois eles foram cheios (plenos) do Espírito Santo.
MUNDO ESPIRITUAL
Cremos na realidade do mundo sobrenatural, incluindo anjos bons que ministram(servem) ao ETERNO e aos santos. Cremos também na realidade de Satanás e seus anjos malignos, que, no exercício de seu livre arbítrio, rebelaram-se contra o Criador, e agora dominam o mundo, agindo de modo organizado contra Deus e Seus eleitos. Estes serão punidos no lago de fogo para sempre. (Is 14:12-15; *Ez 28:12-17; Jo 14:30; II Co 4:4; *Ap 12:9,10; 20:1-5).
EVANGELISMO
Cremos que todos aqueles que nunca aceitaram o Evangelho de YESHUA estão perdidos (condenados à separação eterna de D’us), sendo que nós temos a solene missão de pregar o Evangelho de Cristo(a salvação) a toda criatura em todo lugar. Cremos que a obra da evangelização do mundo não será consumada senão através da ação missionária, implantando igrejas locais entre todas as etnias da terra.(*Mt 28:18-20; Mc 16:15; *At 1:8;13:1-4; Rm 10:13-15).
OS RITUAIS SAGRADOS
TEVILÁ
O batismo é o sinal visível da graça invisível, um ato de obediência e um símbolo de identificação com YESHUA. O batismo evidencia uma fé salvadora em YESHUA HAMASHIACH. Nas escrituras o padrão de batismo era feito por IMERSÃO. No batismo somos revestidos de YESHUA e enxertados em seu corpo; aquele que crê está unido com o Messias em sua morte, sepultamento e ressurreição, e seus pecados passados, presentes e futuros são “lavados” completamente por Cristo como Seu substituto pessoal. Mesmo sendo o batismo um mandamento, o ato do batismo não salva ninguém. Nós somos justificados pela graça de D’us e por meio da fé somente. (Mateus 28.19; Marcos 1.5-11; João 2.23; Atos 2.38-41, 16.25-34; Romanos 6.1-7; Gálatas 3.27; Colossenses 2.11-12).
SEUDAT HAADON- A SANTA CEIA
YESHUA instituiu a Santa Ceia na última ceia para que o povo do Eterno continuamente relembre e celebre Seu corpo moído (simbolizado pelo pão) e seu sangue derramado (simbolizado pelo vinho) para o perdão dos pecados. A igreja deve celebrar a Ceia do Senhor com uma sóbria confissão de pecados e reconhecimento do porquê YESHUA morreu e ressuscitou. Nós devemos lembrar do amor do Messias pelo seu povo, que nossos pecados foram completamente pagos por meio de Sua vida, morte e ressurreição. E que somente Ele nos oferece uma nova vida nEle. Por esta razão cremos que a Ceia do Senhor deve ser observada apenas pelos cristãos. (Deuteronômio 14.22-26; Mateus 26.26-29; João 6.53-57; 1 Coríntios 10.16-17, 11.17-34; Apocalipse 19.9).
OLAM HABÁ- O MUNDO VINDOURO
Cremos na volta pessoal e visível de YESHUA HAMASHIACH a este mundo para trinfar com a sua igreja, estabelecer o Seu Reino Milenar e finalmente reinar por toda a eternidade. Cremos também, na ressurreição corporal de todos os mortos, e que após o julgamento, os salvos irão para a vida eterna com o ETERNO e os perdidos para a eterna separação de D’us e a condenação perpétua no lago de fogo. (*Mt 25:31-46; II Co 5:10; II Ts 1:7-10; Ap 19:7-9; *20:1-15; *22:1-5 ).
QAHAL- A IGREJA DO SENHOR
A igreja é o corpo de YESHUA, composta por todos os verdadeiros adoradores em todos os lugares. Em nível local estão unidos com o propósito de glorificar ao ETERNO, vivendo autenticamente uma comunidade de amor e impactando sua cultura com o Evangelho. (Mt 28.19-20; At 2.42-47, 6.1-6; 1 Co 11.23-26, 12.12-14; Ef 1.22-23; 4.11-16). Compreendemos que todo discípulo de YESHUA que faz parte da igreja global deve assumir suas responsabilidades locais. Entre elas está: o sustento da obra local, através da fidelidade nos dízimos e a generosidade nas ofertas, que são entregues ao ETERNO e administradas pela comunidade local.
SOMOS TALMIDIM
Somos discípulos de YEHSUA que tem responsabilidade pelo nosso próprio desenvolvimento e pelo desenvolvimento dos outros. Quando jovem, YESHUA cresceu tanto em estatura como em sabedoria. Ele aprendeu por meio dos professores locais e religiosos, pela vida em comunidade e através de tempos regulares ouvindo ao ETERNO. YESHUA chamou outros para segui-lo em seu caminho, serem seus discípulos e viverem em obediência a tudo aquilo que o ETERNO ordenou. Ele enviou seus discípulos para fazerem novos discípulos. Cremos que também somos chamados a seguir YESHUA e que temos responsabilidade para com o nosso próprio desenvolvimento e pelo desenvolvimento de outros. Isso inclui tanto o nosso tempo pessoal com o ETERNO como também nossa interação com uma formação guiada por uma liderança espiritual. (Lucas 2.52; Mateus 28.18-20; Efésios 4.11-13; 2 Timóteo 2.2)
FAMILIA
Somo filhos do ETERNO que vivem e cuidam uns dos outros como família. O ETERNO sempre desejou um povo – uma família na terra – que viveria de tal forma que o mundo saberia quem Ele é. YESHUA disse que aqueles que vivem em Seus caminhos e obedecem a seu Pai são verdadeiramente Sua família. Por meio de YESHUA somos filhos de D’us e irmãos e irmãs uns dos outros. Como família vemos nossas obrigações com o cuidado pessoal pelas necessidades uns dos outros, sejam físicas ou espirituais. Nós discipulamos, nutrimos e mantemos nossa responsabilidade neste pacto de vida juntos. Fazemos isso por meio dos Sommas (cultos públicos), grupos pequenos e um consistente envolvimento no DNA do grupo por meio do discipulado individual. (Gênesis 12:1-3; João 1:12-13; Romanos 12:10-16).
OBRA MISSIONÁRIA
Somos enviados pelo ETERNO para restaurar todas as coisas para Ele. ELE enviou seu Filho, YESHUA, para a Terra para nascer como um verdadeiro ser humano e viver no meio da cultura humana. Ele trabalhou, comeu e interagiu com as pessoas; viveu de forma tal que muitos daqueles que estavam ao seu redor puderam ver, entender e experimentar ao ETERNO verdadeiramente. YESHUA veio para que muitas pessoas, lugares e coisas sejam restaurados em um relacionamento correto com o ETERNO. Da mesma forma, cremos que somos missionários enviados para nossa cultura com a missão de restaurar todas a coisas para D’us por meio de YESHUA. Nós vivemos isso como parte de nossa comunidade missionária. (João 1.14; 20.21; Colossenses 1.19; 2 Coríntios 5.17-21).